- Qual o conceito e os métodos utilizados para o trabalho psicológico desenvolvido com crianças e adolescentes?
O trabalho realizado por um psicólogo junto a crianças e adolescentes é bem específico. Os pais e a criança passam pelo PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO que consiste em etapas. A primeira etapa consiste em uma entrevista com os pais (ou responsáveis). Nesta entrevista, o psicólogo deverá questionar não somente sobre a queixa, mas também sobre toda a história de vida da criança. Após a entrevista com os pais, a criança participará da primeira sessão de avaliação chamada HORA DE JOGO DIAGNÓSTICA. Neste primeiro encontro, o psicólogo vai conversar com a criança e explicar todo o processo de avaliação. Neste dia, o psicólogo também utilizará brinquedos e jogos específicos. Nos encontros seguintes, o psicólogo aplicará uma bateria de testes psicológicos para avaliar especificamente a queixa trazida pelos pais. Após o término da avaliação com a criança, que normalmente tem a duração de oito sessões, o psicólogo fará uma entrevista devolutiva com os pais, para orientações e encaminhamentos e necessários. Neste momento, o psicólogo poderá propor uma psicoterapia para a criança e sua família caso seja necessário. O processo é o mesmo para adolescentes.
- A partir de que idade os pais devem procurar um psicólogo?
Alguns psicólogos desenvolvem trabalhos preventivos com crianças bem pequenas. No meu trabalho, realizo avaliações e psicoterapia com crianças a partir de 5 anos, pois nesta idade as habilidades gráficas já começam se desenvolver e a criança tem maior facilidade de comunicação.
- Na sua prática, quais os transtornos mais comuns na faixa etária de 5 a 18 anos ¿ E quais os sinais apresentados?
Entre 5 e 12 anos, as principais queixas são: dificuldade escolar, TDAH, desobediência (falta de limites), dificuldade de adaptação devido a separação de pais ou algum outro tipo de mudança ( por exemplo: mudança de escola, perda de um ente querido, etc) e abuso sexual. Dos 12 aos 18 anos, as principais queixas são: vício nas redes sociais, depressão, ideação suicida e automutilação. A gravidade das queixas aumentou muito nos últimos 5 anos.
- Qual o papel da família neste cenário? Como proceder em casa?
A família tem um papel fundamental tanto no processo de avaliação quanto no processo terapêutico. Eu digo que os pais são os “grandes psicólogos” dos filhos porque eles passam 24 horas ao lado deles e o psicólogo somente 2 a 3 sessões por semana. Por isso, o trabalho mais importante que o psicólogo pode fazer é junto a essa família que o procura. Trazer a família para o tratamento é primordial.
A família poderá contribuir para a melhora da criança dando muita atenção, carinho e diálogo, não se esquecendo que o limite a determinados comportamentos indesejáveis também é essencial.
- Quais os fatores que influenciam o profissional a determinar a quantidade de sessões necessárias?
Inicialmente, a avaliação psicológica (processo psicodiagnóstico) compreende 8 a 10 sessões incluindo as entrevistas com os pais. A quantidade de sessões de psicoterapia é que vai variar de criança para criança e também vai variar de acordo com a queixa apresentada (em média de oito meses a um ano e meio, mas pode ter uma duração maior).
- Existe tratamento preventivo? Isso traz benefícios?
O tratamento preventivo é essencial. O psicólogo, por exemplo, poderá realizar um trabalho junto às escolas. Nas escolas, ele poderá realizar palestras de orientação familiar, entrevista com os alunos, realizar rodas de conversa, etc